registration

the registration in “plataforma de encomenda” is reserved to architects members of The Association of Architects (Portugal) or other similar foreign architecture professional associations.

Projeto de alterações no hospital de Setúbal - ANALISADO

competition

Projeto de alterações no hospital de Setúbal - ANALISADO

closed 2019-09-09
promotor Centro Hospitalar de Setúbal, E. P. E.
location Setúbal
program Saúde

description

Prorrogação de Prazo: Propostas até 9 de setembro de 2019
 
Designação do contrato
Elaboração de projeto de alterações no serviço ambulatório de pneumologia – reformulação da unidade de broncoscopia e criação da respetiva área de recobro
 
Tipo de Procedimento
Concurso público – aquisição de serviços
 
Entidade Adjudicante
Centro Hospitalar de Setúbal, E. P. E.
 
Anúncio de Procedimento
Nº 7958, publicado em D.R. nº 142/2019 a 26 de julho, 2019
 
Data de Envio do Anúncio para Publicação em D.R.
26 de julho, 2019
 
Valor do preço base do procedimento
9000.00 EUR
 
Prazo para apresentação das propostas
Até às 17:00 do 7º dia a contar da data de envio do presente anúncio
 
Critério de adjudicação
Preço: 50%
Valia técnica da proposta: 30%
Prazo: 20%
 
Plataforma Eletrónica
Vortal (http://portugal.vortal.biz/)
 
 
Análise do serviço de Concursos OASRS
29 de julho de 2019
 
Na sequência da divulgação do Concurso Público, cumpre-nos, no âmbito da atuação do Serviço de Concursos da OASRS, e atenta às atribuições previstas nas alíneas a), f) e h) do artigo 3.º do Estatuto da Ordem dos Arquitectos na redação dada pela Lei n.º 113/2015 de 28 de agosto, após análise dos elementos que integram o processo de concurso, tecer as seguintes considerações à luz dos critérios que norteiam esta associação profissional e relativamente aos processos para adjudicação das prestações de serviços para elaboração de projetos:
 
SINOPSE
Estamos perante um Concurso que visa proceder à aquisição de serviços para a elaboração do projeto de Arquitetura e Especialidades cujo critério de adjudicação é a melhor relação qualidade-preço, sendo que o preço tem uma ponderação de 50%. O valor base do procedimento é de €9.000,00.
 
 
ANÁLISE
 
Programa de concurso
Tipo de procedimento
O Programa refere que se trata de um concurso público, mas o Caderno de Encargos refere que estamos perante uma consulta prévia. Importa clarificar esta situação, pois são de natureza distinta.
 
Prazo para a apresentação de propostas
Existe uma incoerência entre o prazo de entrega de propostas, pois o Diário da República estabelece 7 dias a contar da data de envio do anúncio, o que corresponderia a 2 de agosto e a plataforma eletrónica refere o dia 13 de agosto.
Qualquer um destes prazos são muito reduzidos, tendo em conta os elementos que estarão sujeitos a análise e elaboração das propostas. Alerta-se para a resposta ponderada, responsável e competente que deverá ser dada pelos concorrentes, a qual fica significativamente comprometida com prazos desta natureza.
 
Critério de adjudicação
Tanto a ponderação do fator preço (50%) que é demasiado significativa introduzindo uma intenção de redução do valor dos honorários, quer do fator prazo (20%) que permite a redução do tempo de um prazo máximo estabelecido pouco realista de 10 dias úteis, proporcionam piores condições de acesso à encomenda pública e ao exercício da atividade profissional da arquitetura, que não se coadunam com o consciente, regular e responsável exercício da profissão, contrariando os princípios e regras Estatutárias e Regulamentares da Ordem dos Arquitectos.
 
Caderno de Encargos
Prazos de execução
O prazo estabelecido para a execução do projeto, 10 dias úteis, é inexequível tendo em conta o número de Projetos/Estudos de Especialidades envolvidos.
 
Fases do projeto
Tratando-se de uma prestação de serviços para a elaboração de um projeto, não são referidas as fases de projeto a cumprir pelo adjudicatário, nomeadamente se inclui assistência técnica, conforme dispõe a Portaria 701-H/2008 de 29 de julho. E não havendo fases do projeto estabelecidas, o cumprimento das obrigações não tem como ser verificado.
 
Penalidades contratuais
Verifica-se que só dispõe de condições para defesa do contraente público, não estando previstas garantias para a defesa do cocontratante, o que pode demonstrar que estas regras de contratação não são proporcionais para ambas as partes envolvidas.
 
CONCLUSÃO
A OASRS contactou a Entidade Adjudicante solicitando a alteração do procedimento em consonância com as considerações supra produzidas, por forma a adequar o concurso a princípios exemplares de contratação e investimento público.

 

Documents