registration

the registration in “plataforma de encomenda” is reserved to architects members of The Association of Architects (Portugal) or other similar foreign architecture professional associations.

notícia • 2018-05-29 Resultados do concurso para o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade
Imagem 0 - Resultados do concurso para o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade
No âmbito do Concurso Público de conceção para a elaboração do projeto de arquitetura do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade na Fortaleza de Peniche, promovido pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), com assessoria técnica da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos, foram entregues 22 trabalhos.
 
Os trabalhos foram apreciados e ordenados pelo Júri, composto pelos seguintes membros: arquiteto Alexandre Alves Costa (presidente), arquiteto João António Serra Herdade, arquiteto João Mendes Ribeiro, arquiteta Sofia Aleixo e designer Henrique Cayatte.
 
O Júri classificou em 1º lugar o concorrente Atelier AR4, Arquitetura Lda, arquiteto coordenador João Barros Matos, em 2º lugar o concorrente FSSMGN Arquitetos, Lda, arquiteta coordenadora Margarida Grácio Nunes e em 3º lugar o arquiteto Marcelo de Gouveia Cardia.
 
Os trabalhos concorrentes serão apresentados publicamente, numa exposição que vai ser inaugurada no próximo dia 20 de junho, às 19:00, no Museu de Arte Popular, em Lisboa. Esta mostra é uma organização conjunta DGPC / Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos.
 
Recorde-se que o futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade já dispõe de uma página eletrónica própria (http://www.museunacionalresistencialiberdade-peniche.gov.pt/), na qual a DGPC apela à partilha de histórias de vida e testemunhos pessoais, que irão enriquecer a memória histórica coletiva a preservar neste futuro espaço museológico.
 
Consulte o Relatório Final de Júri e as imagens das propostas AQUI.