registration

the registration in “plataforma de encomenda” is reserved to architects members of The Association of Architects (Portugal) or other similar foreign architecture professional associations.

notícia • 2018-03-27 Trabalhos concorrentes ao Concurso de Torres Vedras em exposição até 1 de junho
Imagem 0 - Trabalhos concorrentes ao Concurso de Torres Vedras em exposição até 1 de junho

 

Abre as portas ao público no dia 28 de março, às 21h00, a Exposição "Concurso de Conceção Simples para Elaboração do Projeto para a Biblioteca Municipal e Museu do Brinquedo”, de Torres Vedras que reúne todos os trabalhos concorrentes.
 
A Exposição vai estar patente no edifício da autarquia (Avenida 5 de Outubro, em Torres Vedras) até ao dia 1 de junho e pode ser visitada todos os dias úteis das 8h30 às 19h00. A entrada é livre.
 
Recorde-se que ao Concurso para a Biblioteca Municipal e Museu do Brinquedo de Torres Vedras, que teve a assessoria da OASRS, concorreram 75 propostas.
 
A proposta coordenada pelo arquitecto José Maria Cumbre foi a primeira classificada, uma vez que, revela o relatório final do Júri “define uma estratégia de intervenção muito clara, respondendo de forma precisa à complexidade do contexto e aos requisitos do programa preliminar, propondo a criação de um espaço de praça como centro de toda a intervenção, organizando em torno deste espaço o programa da biblioteca e do museu do brinquedo”.
 
O 2.º prémio foi obtido pela equipa coordenada pela arquitecta Patrícia Marques, uma proposta que se desenvolve “com grande rigor e qualidade arquitectónica, um espaço aberto e de partilha, em continuidade com a cidade” e “de carácter singular com uma linguagem sofisticada que dialoga de uma forma natural e contemporânea com a memória industrial do lugar”.
 
O trabalho coordenado pelo arquitecto José Neves obteve o 3.º prémio, em que “a proposta consiste em colmatar o vazio existente com a construção de um único edifico compacto que contém a biblioteca e o museu do brinquedo, redefinindo o quarteirão e libertando o restante espaço do lote para a construção de uma praça onde o novo edifício e a igreja Santiago se assumem como os principais “actores” deste lugar”.
 
O Júri deliberou também atribuir duas menções honrosas aos trabalhos do arquitecto Miguel Abecassis e dos Embaixada Arquitectura.