registration

the registration in “plataforma de encomenda” is reserved to architects members of The Association of Architects (Portugal) or other similar foreign architecture professional associations.

Centro Cultural de Belém

project

Centro Cultural de Belém

construction date 1992
promotor Secretaria de Estado da Cultura / Fundação das Descobertas
project author Vittorio Gregotti e Manuel Salgado
location Lisboa

Concurso em 1988. O Centro Cultural de Belém é uma das maiores obras públicas promovidas pelo Estado Português no séc. XX.

O programa obrigava a que o edifício estivesse pronto a tempo de albergar, antes da sua abertura ao público, a primeira presidência portuguesa da Comunidade Europeia, no 1º semestre de 1992.
A solução adopta uma pretendida monumentalidade de modo a integrar-se numa malha dominada por elementos de grande escala tais como o Mosteiro dos Jerónimos e a Praça do Império. O conjunto desenha uma estrutura urbana ortogonal, compacta, que fecha o lado poente da Praça do Império. É composto por cinco módulos atravessados por ruas que permitem a permeabilidade e o movimento do público.
Foi projectado para incluir um Centro de Reuniões (Módulo 1), um Centro de Espectáculos (Módulo 2), um Centro de Exposições (Módulo 3), instalações hoteleiras (Módulo 4) e equipamentos complementares de apoio (Módulo 5). Até à data foram construídos os Módulos 1, 2 e 3.
Desde 2007 o Centro de Exposições alberga o museu da Fundação Berardo, a maior colecção privada de arte moderna e contemporânea em Portugal.

Imagem 0 - Centro Cultural de Belém

Imagem 1 - Centro Cultural de Belém

Imagem 2 - Centro Cultural de Belém

Fotografias da autoria de Fernando Guerra FG + SG