registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

notícia • 2019-04-24 Inauguração do Memorial do Museu Nacional Resistência e Liberdade
Imagem 0 - Inauguração do Memorial do Museu Nacional Resistência e Liberdade
Inaugura no dia 25 de Abril, às 18h, um memorial com o nome de todos os que por ali passaram, cujo projeto foi desenvolvido pelo Atelier AR4 Arquitetura e executado pela Frademetalúrgica. Este memorial integra o projeto do Museu Nacional Resistência e Liberdade, resultado do concurso promovido pela Direcão-Geral do Património Cultural (DGPC) com a assessoria técnica da OASRS.
 
O memorial, com 21 metros de largura, 4 metros de altura e com cerca de 40 toneladas, localizar-se-á na entrada interior da fortaleza e contém a inscrição de 66 mil carateres que escrevem os nomes de 2510 presos políticos.
 
No topo do memorial, será gravada uma frase do historiador e escritor António Borges Coelho, também ele preso político em Peniche:
"Nomeai um a um todos os nomes
Lutaram e resistiram
A liberdade guarda a sua memória nas muralhas desta fortaleza"
 
Esta inauguração assinala simbolicamente a criação do novo museu pelo Governo, no contexto do qual foi criado o Comité Executivo do Museu de Peniche que tem por missão acompanhar a última fase da obra de criação do Museu Nacional da Resistência e Liberdade. Este comité irá acompanhar as questões relacionadas com a operacionalização dos conteúdos elaborados pelo CICAM, a sua museografia e a sua articulação com o projeto de arquitetura do museu. Integram este comité, entre outras personalidades, Domingos Abrantes (ex-preso político), Fernando Rosas (historiador e ex-preso político) e Pacheco Pereira (historiador).
 
O Museu Nacional Resistência e Liberdade abre em 2020.