registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

notícia • 2017-09-11 OODA+Meandre ETC vencem concurso para a renovação e expansão do Liceu Francês em Lisboa
Imagem 0 - OODA+Meandre ETC vencem concurso para a renovação e expansão do Liceu Francês em Lisboa

Imagem 1 - OODA+Meandre ETC vencem concurso para a renovação e expansão do Liceu Francês em Lisboa

OODA+Meandre ETC (em colaboração com Panorama, Alto e GEG) venceram o concurso limitado por prévia qualificação, lançado em Janeiro deste ano, para a renovação e expansão do Liceu Francês em Lisboa, totalizando uma área de intervenção de 4150m2.
 
Das 5 equipas seleccionadas para apresentação de propostas na 2ª fase faziam parte:
Lacaton & Vassal + Nuno Valentim + António Pedro Faria
Ricardo Bak Gordon + PROAP
Terreneuve + Costa Lopes
Ines Lobo + Miguel Judas
 
De acordo com o press release emitido pelos OODA, o projecto assenta numa implantação eficiente, que segue a geometria de organização radial, e cria um conjunto de novos volumes que ao se sincronizar com o existente cria simultaneamente três corpos programáticas importantes mas distintas que são depois complementadas com três espaços exteriores difer­entes como pátios abertos. Os edifícios organizam assim de forma clara as vertentes essenciais do projecto enquanto procuram consolidar bem a diferença de altura do terreno e enquanto procuram dialogar da forma mais natural com os edifícios existentes nos quais encosta. Plasticamente os edifícios terão um tipo de materialidade diferente dos demais contudo, enquanto fragmento de memoria, será usado o sistema ´brise soleil´ nas fachadas porque já existe essa abordagem na restante escola mas também porque é uma forma muito eficaz de resolver a enorme exposição solar do local.
 
O ínicio de construção está previsto para Janeiro de 2019.
 
O concurso contou com a participação do Arquitecto Nuno Simões nomeado pela OASRS para integrar o Júri.
 
mais informação sobre o projecto AQUI