registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

notícia • 2017-04-28 Resultados dos concursos de Queluz
Imagem 0 - Resultados dos concursos de Queluz

Decorreu no dia 25 de Abril, no Palácio Nacional de Queluz, a cerimónia de divulgação dos resultados e entrega de prémios dos concursos para a requalificação do terreiro do Palácio Nacional de Queluz e para a ponte verde de Queluz.
 
A proposta vencedora do concurso para a ponte verde de Queluz, da autoria da Biodesign/Tetraplano, coordenada por Jorge Manuel Frazão Cancela, valoriza "a integração paisagística, nomeadamente, pela boa integração proporcionada pela barreira acústica em talude com revestimento vegetal, junto ao IC19, e pela ponte verde de ligação entre os jardins do palácio [de Queluz] e a Matinha", "mostra-se, igualmente, positiva, no domínio da mobilidade, atenta a localização dos percursos e as condições de conforto proporcionadas pela sua topologia".
 
Neste concurso, de entre oito concorrentes, ficou em segundo lugar os Fora-Fagulha, Oliveira e Ruivo, Arquitectura e Urbanismo, com uma ponte circular sobre o IC19, e em terceiro a Orla-Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista, com uma travessia mais leve e exposta aos efeitos do tráfego.
 
No concurso para a requalificação do terreiro do Palácio de Nacional de Queluz, o projecto de Sara Maduro obteve o primeiro prémio, por apresentar "uma visão caracterizada pela sensibilidade e pela leveza da interpretação dos espaços, enquanto lugar de diferentes vivências", considerou o júri liderado pelo arquitecto João Pedro Falcão de Campos.
 
Neste projecto destacam-se também "um processo gradual de revelação do espaço e a consciência da água como elemento estruturante implícito". Além da preocupação com "o enquadramento da Pousada D. Maria I" e "mitigação dos impactos negativos do tráfego", a proposta "centra-se igualmente na estrutura de irrigação, repondo a localização do Chafariz da Carranca e criando um eixo visual na direcção do Bairro Almeida Araújo e do aqueduto da Quinta Nova".
 
Das 11 propostas apresentadas neste concurso, o projecto coordenado pelo arquitecto Luís Ferreira Neto ficou em segundo lugar e o terceiro prémio foi atribuído à proposta coordenada pelo arquitecto Adalberto Araújo da Silva Gonçalves Dias.
 
Os concursos para a "ponte verde" pedonal e ciclável sobre o IC19 e a requalificação do terreiro do palácio representam um investimento global estimado de 8,3 milhões de euros (a que acrescem 532.000 euros dos projectos de execução de cada intervenção).
 
Mais informação sobre os resultados do concurso para a requalificação do terreiro do Palácio Nacional de Queluz aqui
 
Mais informação sobre os resultados do concurso para a ponte verde de Queluz aqui