registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

notícia • 2018-08-24 Resultados dos Prémios Arquétipo
Imagem 0 - Resultados dos Prémios Arquétipo
Os Prémios Arquétipo, que contam com o apoio da secretaria de Estado da Indústria, têm como objectivo promover a aproximação entre a Indústria e os arquitectos, procurando ideias com aplicabilidade directa no sector da construção. 
 
Nesta primeira edição do prémio, Alexandre Ferreira, vice-presidente da OASRN, entidade promotora do galardão salientou que “Tivemos uma óptima adesão por parte dos arquitectos, o que vem fundamentar a nossa percepção aquando do lançamento do prémio: há cada vez mais arquitectos interessados em colaborar com a Indústria e a Indústria necessita de incorporar o pensamento criativo, e muitas vezes disruptivo, dos arquitectos”.

O prémio teve como parceiras as empresas Arch Valadares, Automatizadora SA – ATZ, Cobermaster, Enor e Knauf, que desde o início estiveram receptivas a propostas para novos produtos, novas técnicas ou novos conceitos que dessem resposta às necessidades e tendências do sector, permitindo a sua dinamização e valorização.

Os arquitectos vencedores, receberam um prémio de 2500€, e têm agora a possibilidade de se juntarem às equipas de I&D das empresas e estudar o potencial de produção e adaptabilidade das suas soluções.
 
As propostas vencedoras incluem um elevador circular que roda 360º, um puxador adaptado à mão humana, um bloco sanitário que integra lavatório, sanita, chuveiros e que aproveita as águas saponáceas, um sistema que coloca gradil em fachadas, guardas e varandas e uma solução de aproveitamento solar para fachadas de edifícios.

O Prémio Master, que inclui um prémio de 6000€ e a criação de um protótipo da ideia escolhida, vai ser conhecido em Setembro, numa cerimónia que deverá contar com a presença da secretária de Estado da Indústria.

Lista dos premiados:

Arch Valadares – Pedro Devesas – UNIWC – bloco sanitário com aproveitamento de águas saponáceas para descargas da sanita


ATZ – José Cadilhe – GEST – puxadores ergonómicos adaptados à mão humana


Cobermaster – Sérgio Mendes – solução em gradil para guardas, varandas, protecções solares e fachadas de edifícios.


Enor – Sílvia Alves – TOB 360º - elevador circular giratório com eixo central estrutural

Knauf – Francisco Saraiva – solução de aproveitamento solar que pode ser incluída na fachada de edifícios novos ou existentes recorrendo a perfis de alumínio e vidro e que comunica com o interior dos edifícios através de condutas de ar
 

Arch Valadares – Luísa Bebiano Correia (Menção Honrosa) – Copy and transform machine – máquina para criação de protótipos
 
Mais informação AQUI