registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

notícia • 2017-07-28 Reuniões com autarquias para promover concursos de arquitectura
Imagem 0 - Reuniões com autarquias para promover concursos de arquitectura

O Serviço de Concursos da Secção Regional Sul reuniu com representantes das autarquias de Lisboa, Ourém, Alcácer do Sal, Serpa e Portimão nos últimos dois meses (junho e julho).

As reuniões com as câmaras municipais integram-se na estratégia de defender o uso dos concursos de arquitectura como prática de contratação pública e promover a sensibilização dos organismos públicos.

Nos contactos, a OASRS alegou que os concursos públicos assentam em princípios como a selecção com base em critérios de qualidade para os promotores; a promoção da reflexão alargada e crítica por parte de profissionais habilitados; e a saudável concorrência no acesso livre e democrático à encomenda, garantindo igualdade de oportunidade a todos os arquitectos.

Os encontros com as câmaras serviram ainda para dar a conhecer os serviços de assessoria a concursos de arquitectura que a OASRS disponibiliza a todas as entidades promotoras e a Plataforma de Encomenda – ferramenta de interacção entre o Serviço de Concursos, entidades promotoras e arquitectos, na organização e realização de concursos públicos e na sua monitorização.

Ao longo dos últimos meses, o Serviço de Concursos manteve reuniões com outras autarquias (Alenquer, Cascais, Entroncamento, Évora, Loulé, Odemira, Odivelas, Santarém, Tomar) e, em Lisboa, com a Junta de Freguesia da Estrela.

Os encontros com representantes locais, pela receptividade demonstrada e encetamento de parcerias, são indicadores do lançamento de concursos no futuro.