registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

notícia • 2018-05-29 Souto de Moura recebe Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza 2018
Imagem 0 - Souto de Moura recebe Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza 2018

 

O arquitecto Eduardo Souto de Moura recebeu no passado dia 26 de Maio, o Leão de Ouro atribuído pela Bienal de Arquitectura de Veneza 2018 . O galardão, considerado um dos mais prestigiantes, foi dedicado este ano ao tema “Espaço Livre (Free Space)” e distinguiu o complexo turístico de São Lourenço do Barrocal, a recuperação de um grande monte alentejano e a sua transformação num hotel nos arredores de Monsaraz.
 
Souto de Moura apresentou o projecto em apenas duas grandes fotografias aéreas, um antes e depois da intervenção. Com uma área de construção de 13 mil metros quadrados, a obra foi terminada em 2016.
 
O Júri da Bienal, composto pela chilena Sofia von Ellrichshausen, pelo arquitecto norte-americano Frank Barkow, pela curadora australiana Kate Goodwin, pela arquitecta Patricia Patkau e pelo arquitecto e crítico Pier Paolo Tamburelli, escreveu que as duas fotografias aéreas “revelam a relação essencial entre arquitectura, tempo e lugar”. E, acrescenta, “o espaço livre aparece sem ser anunciado, com clareza e simplicidade”.
 
Mias informação sobre a Bienal de Arquitectura de Veneza AQUI