registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

Prémio • 2020-12-09 Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva
Imagem 0 - Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva

 

Candidaturas até 18 de dezembro de 2020
 
O Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva, no valor de 50 mil euros, distingue projetos de excelência na área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do Património português, imóvel ou móvel.
 
Em homenagem a Vasco Vilalva, mecenas a quem o país muito deve na área da recuperação e da valorização do Património, a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu criar um prémio anual com o seu nome, atribuído pela primeira vez em 2007, destinado a assinalar intervenções exemplares em bens móveis e imóveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do Património. Após a morte da Condessa de Vilalva, em 2017, o Prémio recebeu o nome de Maria Tereza e Vasco Vilalva.
 
 
Elegibilidade
Para efeitos da atribuição do Prémio, apenas serão considerados como elegíveis os projectos que reúnam as seguintes condições:
- Reportar-se a bens com inquestionável valor cultural, devendo as intervenções
evidenciar o seu estado anterior, os critérios, a metodologia, as técnicas, os materiais utilizados e o cumprimento das normas legais aplicáveis, em particular a autorização das entidades públicas competentes no caso de se tratar de bens classificados;
- Incluir um projeto de inserção e reutilização (paisagístico, museológico ou outro) sempre que se verificar a alteração da função do bem em causa;
- Elaboração e execução da intervenção por equipa liderada por técnico de qualificação legalmente reconhecida.
 
Não serão considerados os projetos que se reportem a bens cujo possuidor, proprietário ou titular de outros direitos reais de gozo seja o Estado ou que por este sejam tutelados
 
 
Candidaturas
- A apresentação das candidaturas ao Prémio deve ser feita através de PDF enviado por correio eletrónico para o endereço – premio.gulbenkian-vilalva@gulbenkian.pt.
- As candidaturas poderão ser apresentadas relativamente a intervenções em curso, a intervenções concluídas no ano anterior ou no ano a que se reporta o Prémio.
- As candidaturas deverão ser instruídas com as intervenções, incluindo a identificação e os curricula de toda a equipa responsável pelo respetivo projeto.
- Poderão candidatar-se ao Prémio os possuidores, proprietários ou titulares de
outros direitos reais de gozo sobre os bens em causa, os promotores das intervenções ou as equipas técnicas responsáveis pela execução dos projetos das intervenções.
- Cada candidatura deve ser subscrita pelo coordenador/representante da equipa
e pelo representante do dono da obra, indicando a quem será entregue o valor do prémio no caso de ser bem sucedida.
 
 
Mais informação aqui