registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

prémio • 2018-07-06 Prémio Regional de Arquitectura “Paulo Gouveia”
Imagem 0 - Prémio Regional de Arquitectura “Paulo Gouveia”

Arquitecto paulo Gouveia, Museu do Vinho, Ilha do Pico (foto: Açores 2010)

Candidaturas até 15 de setembro de 2018
 
O Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional de Cultura, promove o Prémio Regional de Arquitectura Paulo Gouveia destina-se a premiar as obras de recuperação, reabilitação, reconstituição e reinterpretação na Região Autónoma dos Açores, cujo projecto mereça destaque por respeitar o património edificado, e privilegiar o uso de materiais endógenos, sem excluir o uso de linguagem contemporânea.
 
É dedicado ao arquitecto açoriano Paulo Gouveia, considerado o expoente do pós-modernismo nos Açores e que faleceu em 2009. Com uma obra singular premiada e dispersa pelas ilhas, Paulo Gouveia foi o arquitecto responsável pelos projectos de diversos edifícios emblemáticos, alguns deles premiados a nível nacional, destinados tanto ao uso público como à habitação privada, em várias ilhas do arquipélago.
 
Prémio
12.000,00€, sendo 2/3 para o autor ou autores do projecto, e 1/3 para o proprietário ou proprietários do imóvel.
 
Elegibilidade
- Intervenção de reabilitação, recuperação, reconstituição e reinterpretação, seja em edifício corrente, seja em edifício classificado ou integrado em conjunto classificado ou área de protecção, na Região Autónoma dos Açores.
- Obra concluída nos dois anos anteriores à apresentação da respectiva candidatura.
 
Júri
- Arquitecto Ângelo Regojo dos Santos, indicado pela Direção Regional da Cultura
- Arquitecto João Mendes Ribeiro, convidado pela Direção Regional da Cultura
- Arquitecto Manuel Fernandes Dinis, indicado pela Delegação dos Açores - Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos
- Arquitecta Vanda Laurémia Meneses de Oliveira Aguiar, indicado pela Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores
- Dr. Pedro Marques, indicado pela Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas dos Açores
 
Calendário
Data limite de entrega das candidaturas: 15 de setembro de 2018
Cerimónia de entrega do prémio: 24 de outubro de 2018
 
Consulte o Regulamento AQUI