registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

Sobre o Serviço de Concursos da OA-SRS

Sobre o Serviço de Concursos

Âmbito

O Serviço de Concursos da OA-SRS é a entidade portuguesa com mais experiência e qualificação para assessorar concursos de arquitectura tendo participado em centenas de concursos bem sucedidos promovidos por entidades privadas e públicas abrangendo uma grande diversidade de escalas e programas.

O Serviço de Concursos da OA-SRS ocupa-se das questões relacionadas com a encomenda dos estudos e projectos de arquitectura,fazendo a ligação entre os promotores e os arquitectos.
O trabalho do Serviço de Concursos desenvolve-se em duas vertentes:

• A assessoria a entidades públicas e privadas na organização e realização de concursos de arquitectura;

• A monitorização dos procedimentos de encomenda lançados pelas entidades públicas e publicados em Diários da República.

Paralelamente, em estreita colaboração com as restantes estruturas nacionais e regionais da Ordem dos Arquitectos, tem contribuído de forma activa e permanente para a reflexão sobre o enquadramento legal e institucional de todas as questões relacionadas com a encomenda de serviços de arquitectura.

Assessoria na organização de concursos de arquitectura

A assessoria a entidades adjudicantes, públicas e privadas, na organização e realização de concursos tem várias componentes:

• A elaboração dos processos de concurso, realizada em diálogo com os promotores e em cumprimento da legislação em vigor, dos direitos e expectativas dos arquitectos e da sociedade;

• A designação de jurados para avaliação das propostas, seleccionados através de uma bolsa constituída por membros inscritos na Ordem com currículo e experiência comprovada na área específica de cada programa;

• O acompanhamento e apoio ao promotor e júri na tramitação administrativa de todo o procedimento de concurso.

Complementarmente, pode prestar ainda outros serviços, como a centralização da administração e tramitação dos concursos, recepção e processamento dos pedidos de esclarecimento, recepção dos trabalhos, assessoria directa aos júris, apoio nos processos de contratação subsequentes aos concursos, divulgação dos procedimentos e dos resultados, apoio na organização de conferência e exposições dos trabalhos concorrentes.

Enquadramento no Estatuto da Ordem dos Arquitectos

Assessoria na organização de concursos de arquitectura

Equipa

main.about.text#4

topo