concurso
Conjunto edificado em Lisboa
descrição
O júri, composto pelos Arquitectos Mário Cardoso (EPAL), Luís Marçal (EPAL) e Miguel Abecasis (indicado pela OASRS) e pelos Engenheiros Carias de Sousa (Ordem dos Engenheiros) e João Pimentel (ADP) considerou que, das 33 propostas apreciadas, a vencedora, da autoria dos Embaixada e Marco Beltrão destacou-se “pelo modo como resolve a malha urbana do bairro de Campo de Ourique e também pela forma como cria uma presença marcante numa das principais entradas da cidade. As escolhas formais e estéticas evidenciadas na conceção deste edifício conferem-lhe uma identidade singular única.”
Acrescentou ainda que “a distribuição interior do edifício tem a capacidade de criar e adaptar facilmente várias tipologias, ajustar-se a necessidades futuras e implementar estratégias de sustentabilidade com desempenho exemplar”.
O segundo prémio foi atribuído à proposta do atelier Silva Cravo Arquitectos Lda e o terceiro, à proposta dos Craft Arquitectos.
O Júri decidiu ainda atribuir 3 menções honrosas pelo particular cuidado e mérito dos trabalhos apresentados.
A exposição dos trabalhos pode ser visitada entre 15 e 26 de novembro, no Museu da Água - Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
1º classificado
Autoria: Embaixada & Marco Beltrão
Coordenação: Marco Beltrão e Nuno Griff
2º classificado
Autoria: Silva Cravo Arquitectos Lda
Coordenação: João Pedro Da Silva Cravo
3º classificado
Autoria: Craft Arquitetos (CRFT Lda.)
Coordenação: Tiago João Ribeiro Rodrigues Coelho
Menção honrosa
Autoria: Paula Santos Arquitectura Lda
Coordenação: Paula Santos
Menção honrosa
Autoria: MASS LAB
Coordenação: Diogo De Sousa Monteiro Da Rocha
Menção honrosa
Autoria: A.F. Costalopes Arquitetos
Coordenação: Alexandre Falcão Costa Lopes