registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

Casa Mortuária de Barrancos

concurso

Casa Mortuária de Barrancos

concluído 2019-07-22
promotor Município de Barrancos
localização Barrancos
programa Equipamento
área 240m²

descrição

O júri, composto pelos Arquitectos João Bilo (C.M. Barrancos) e Madalena Menezes (indicada pela OASRS) e pelo Arquitecto Paisagista António Francisco Pereira Pacheco (C.M. Moura), considerou que, das 91 propostas apreciadas entregues dentro do prazo, a vencedora, da autoria dos MESA atelier que adoptou o mote “Construir com a paisagem” é resultado de uma apropriada intenção de projeto, que se traduz numa forte adequação da casa mortuária à sua envolvente, traduzida no respeito demonstrado pela arquitetura local e existente e pelo enquadramento paisagístico envolvente.
 
O segundo prémio, atribuído à proposta da autoria de Lima & Paixão - Gestão e Projectos Lda, “propõe o uso de materiais com bom comportamento face à vida útil do edifício e cuidado com a eficiência energética do mesmo, assumindo-se como elementos valorizadores da intervenção. Destaca-se ainda, pela proposta de requalificação dos acessos, pedonais e viários, integrados na área de intervenção, promovendo a valorização urbanística da zona e a criação de novas dinâmicas de circulação”.
 
A proposta coordenada pelo Arquitecto Carlos Nuno Lacerda Lopes ficou em terceiro lugar evidencia-se pela “boa implantação, bem como a solução programática do equipamento conseguida, evidenciando uma boa articulação dos espaços e relações geradas com a envolvente”.
 
As propostas das duplas Miguel Abecasis/ Ana Moniz e João Pignatelli/ José Cambão receberam ambas uma menção honrosa.
 
 
1º classificado
Autoria: MESA atelier
Coordenação: Paulo Dias
 
2º classificado
Autoria: Lima & Paixão - Gestão e Projectos Lda
Coordenação: Jorge Manuel Lopes Paixão
3º classificado
Autoria: CNLL Lda
Coordenação: Carlos Nuno Lacerda Lopes
 
Menção honrosa
Autoria: João Pignatelli e José Cambão
Coordenação: João Pignatelli
 
 
Menção honrosa
Autoria: Miguel Abecasis/ Ana Moniz
Coordenação: Miguel Abecasis

 

Documentação