registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

Habitação no largo do Cabeço da Bola, Lisboa

concurso

Habitação no largo do Cabeço da Bola, Lisboa

concluído 2023-07-26
promotor Lisboa Ocidental SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana E. M., S. A.
localização Lisboa
programa Habitação
área 1,623m²

descrição

O júri considerou que, dos 15 trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final de Júri, a proposta vencedora, da autoria de CO.RP Arquitetos, Lda, destaca-se “essencialmente, pela integração arquitetónica em contexto urbano, conjugando o respeito e a valorização do existente, através da parcial reabilitação do edificado, com a originalidade e inovação da proposta apresentada, conforme intuito do Programa Preliminar. Não deixando, pela escala, de se relacionar com os antecedentes edificados, reveste-se de um cariz agregador, perante a reconhecida fragmentação do tecido urbano em que se insere”.
 
De acordo com o Júri, o trabalho do concorrente Atelier 17 - Sebastião Taquenho, Lda, classificado em 2º lugar, apresenta uma escala mais doméstica e adaptada à morfologia da envolvente edificada, que “consubstancia, face às restantes, um agente de diferenciação. Com efeito, o projeto em apreço recorre a um léxico espartano fundamentado e remete, pela sua lógica intrínseca, para os antecedentes cadastrais e construtivos – parcelas pequenas, característicos da arquitetura chã. Esta abordagem traduz-se num registo de arquitetura de continuidade, respeitadora face ao existente. Regista-se coerência formal no desenho da fachada em ambos os núcleos – com rigor no ritmo de fenestrações, com recurso a varandas salientes e com a adoção de coberturas inclinadas em telha cerâmica – o que confere unidade ao conjunto”.
 
Quanto à proposta classificada em 3º lugar, da autoria de Maria Bello, José Maria Abreu, Michele Grazzini, Andrea Tonazzini e Giorgia Colombo, o Júri refere que “apresenta uma arquitetura sóbria e bem integrada no contexto em que se insere” e “é a que à partida apresenta um maior potencial para criar dinâmicas entre os dois núcleos, através da permeabilidade do eixo de conexão entre ambos, possibilitando uma ocupação mais efetiva e eficaz do espaço intersticial, tanto por parte dos habitantes, como dos transeuntes”.
 
 
1º classificado
Concorrente: CO.RP Arquitetos, Lda.
Coordenação: Vânia Catarina Romeiro Mónico
 
2º classificado
Concorrente: Atelier 17 - Sebastião Taquenho, Lda.
Coordenação: Sebastião Daun e Lorena de Mattos Taquenho
 
3º classificado
Concorrente: Maria Bello, José Maria Abreu, Michele Grazzini, Andrea Tonazzini, Giorgia Colombo
Coordenação: Maria Bello

documentação