registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

Edifício de habitação Filipa d’Água, Almada

concurso

Edifício de habitação Filipa d’Água, Almada

concluído 2022-07-19
promotor IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P.
localização Almada
programa Habitação
área 2,697m²

descrição

O Júri considerou que dos trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, do concorrente SPMR, Arquitectos destaca-se “pela delicadeza da leitura do lugar e pela sua articulação com o território, propondo um anfiteatro natural a Poente que assegura uma ligação fluida e natural entre o edifício proposto e o Parque urbano Filipa d’Água”.
 
O Júri refere ainda a “clareza do conjunto e a forma natural como este se integra no local, nomeadamente no que se refere à acessibilidade aos espaços de comércio e à entrada das habitações”.
 
A proposta da autoria de Miguel Judas - Arquitecto, Lda, classificada em 2º lugar, apresenta uma “sobriedade e racionalidade que caracteriza o desenho e composição das fachadas, bem como a materialidade proposta, que respondem de forma muito positiva aos objetivos de exequibilidade técnica e sustentabilidade delineados”.
 
A proposta classificada em 3º lugar, do concorrente Nuno Ramiro dos Santos Lobo, distingue-se pela sua imagem e caráter distintos, “o qual alia compactação e versatilidade com uma articulação muito natural com o espaço exterior envolvente”.
   
1º classificado
Concorrente: SPMR, Arquitectos, Lda
Coordenação: Sara Garcia Pelicano da Cunha
 
2º classificado
Concorrente: Miguel Judas - Arquitecto, Lda
Coordenação: Miguel Nuno Pessoa Marques Judas
 
3º classificado
Concorrente: Nuno Ramiro dos Santos Lobo
Coordenação: Nuno Ramiro dos Santos Lobo

documentação