registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

Conjunto habitacional da Quinta das Conchinhas, Lisboa

concurso

Conjunto habitacional da Quinta das Conchinhas, Lisboa

concluído 2022-11-24
promotor IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P.
localização Lisboa
programa Habitação
área 20,929m²

descrição

O Júri considerou que dos 22 trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, do concorrente Bak Gordon Arquitetos Lda destaca-se pela elevada qualidade estética e coerência conceptual, reveladora de clareza, consistência formal e qualidade da estrutura urbana. O desenho urbano potencia a conectividade e o papel agregador dando significado ao espaço público.
 
A proposta da autoria de Embaixada Arquitetura + Axioma Arquitetura classificada em 2º lugar, considera “o papel da paisagem fundamental, propondo um bosque, na encosta poente, e uma vasta zona florestada reforçada pela plantação de uma “micro-floresta” húmida, nos claustros privados”.
 
Sobre a proposta classificada em 3º lugar, do concorrente Miguel Marcelino, o Júri salienta o desenho urbano que “assenta num plateau que prolonga a cota superior e transmite uma imagem coesa e unificadora, o rigor do seu gesto constituía marca que distingue a proposta”.
 
A proposta classificada em 4º lugar, do concorrente Sara Maduro Unip. Lda e Gianni Cinquegrana, foi valorizada pelo Júri pela “solução encontrada para resolver a frente de rua nomeadamente a implantação dos edifícios e a sua articulação com o percurso pedonal bem como a eficaz integração nos sistemas urbanos e a forma como os espaços comerciais acrescentam vivência urbana, ao local.
 
No que respeita à proposta apresentada por Otoarq, lda / OTO e classificada em 5º lugar, o Júri destacou o dinamismo na implantação dos volumes e a sua relação com a praça, bem como a articulação dos espaços comerciais como arruamento”.
 
A proposta classificada em 6º lugar, do concorrente Clanet & Brito Lda, foi valorizada pela sua “consistência formal e ancoragem da proposta no local. Destacou, também, a qualidade formal das fachadas e a relação dos espaços exteriores como arruamento, assim como o fato de ter superado o número de fogos previsto”.
 
A proposta da autoria de Ricardo Oliveira classificada em 7º lugar, destaca-se pela “organização funcional das tipologias habitacionais, a racionalidade construtiva e a sustentabilidade da solução”.
 
1º classificado
Concorrente: Bak Gordon Arquitetos Lda
Coordenação: Ricardo Bak Gordon
 
 
2º classificado
Concorrente: Embaixada Arquitetura + Axioma Arquitetura
Coordenação: Cristina Cabacinho dos Reis Mendonça; Marco Filipe Henriques Sancho Beltrão
 
 
3º classificado
Concorrente: Miguel Marcelino, Arquitetura, Lda.
Coordenação: Miguel Enes Marcelino
 
 
4º classificado
Concorrente: Sara Maduro Unip. Lda; Gianni Cinquegrana
Coordenação: Sara Sofia Corado Libânio Gomes Maduro
 
 
5º classificado
Concorrente: Otoarq, lda / OTO
Coordenação: André Miguel Chaves Ramos de Castro Santos
 
 
6º classificado
Concorrente: Clanet&Brito
Coordenação: Daniela Pascoal Figueiredo
 
 
7º classificado
Concorrente: Ricardo Oliveira
Coordenação: Ricardo Jorge Frasco Nunes de Oliveira
 

 

documentação