concurso
Museu de Abril e dos Valores Universais, Santarém
descrição
O júri considerou que, das 9 propostas apresentadas no concurso, e conforme o Relatório Final de Júri, a proposta vencedora da autoria do X Atelier destaca-se pela harmonia do novo edifício com a envolvente. O Júri salientou ainda a “boa articulação e desenho dos espaços públicos na ligação entre os diferentes edifícios” e a clareza dos espaços de exposição permanente e da conceção da intervenção e a preocupação com as questões ambientais.
A proposta coordenada pela Arquitetcta Beatriz de Una Boveda classificada em 2º lugar, evidencia-se pela “imagem do novo edifício, o esquema funcional de ligação entre os volumes sem excesso de área subterrânea e a simplicidade na linha do edifício”. Referiu também a “boa interligação com o Jardim da República”.
A proposta classificada em 3º lugar, da autoria de Lima & Paixão - Gestão e Projetos, apresenta como positivo o “enquadramento de desenho urbano com a envolvente, os acessos estruturados e o estacionamento integrado”, considerando, no entanto, ser um “edifício com uma expressão demasiada austera que não estabelece uma relação harmoniosa com a envolvente construída de caracter patrimonial e classificada”
1º classificado
Concorrente: X Atelier
Coordenação: Ana Raquel Lopes dos Santos
2º classificado
Concorrente: Beatriz de Una Boveda + Worrell Yeung Architecture PLLC
Coordenação: Beatriz de Una Boveda
3º classificado
Concorrente: Lima & Paixão - Gestão e Projetos, LDA
Coordenação: Jorge Manuel Lopes Paixão
<