concurso
Requalificação da Praça do Martim Moniz, Lisboa
descrição
O júri considerou que, dos 21 trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final de Júri, a proposta vencedora, de Filipa Cardoso de Meneses & Catarina Assis Pacheco - Arquitetura Paisagista, Lda destaca-se “pela elevada coerência conceptual, reveladora de clareza, consistência formal, e qualidade na materialização do programa proposto, concretizando, de forma inequívoca, um jardim”.
O Júri refere ainda que “apresenta uma excelente integração urbana do jardim como espaço delimitado e íntimo, criando um espaço naturalizado e acolhedor que promove a biodiversidade e a experiência de diferentes ambientes. Promove uma gestão eficaz e sustentável do ciclo da água através de uma coerente estratégia de recolha e armazenamento das águas pluviais, e explora e privilegia as relações cénicas com a colina do Castelo”.
Relativamente ao trabalho classificado em 2º lugar, do concorrente Gil Menezes Cardoso Unipessoal, Lda. + Charles Cossement Architecte, SRL + NIEL – ARQUITECTURA, Lda. + Basílio & Barros, Lda., este “promove de forma muito criativa o processo de renaturalização do lugar enaltecendo a componente orgânica de um lugar que foi, em tempos, o encontro entre duas linhas de água”.
O Júri acrescenta que “a proposta apresenta um carácter singular pela simplicidade organizativa. Esta simplicidade é depois expandida na criação de diversas escalas de paisagens (pinhal, choupal e floresta). Os momentos gerados entre estas, criam diversos lugares de ocupação tornado o antes Martim Moniz no novo Jardim da Moraria—um espaço de confluência, agregador e inclusivo em todos os seus limites. Os limites, tornam-se assim áreas de encontro e de entropia social e ecológica”.
Quanto ao trabalho classificado em 3º lugar, de Oh!land Studio, Lda. + Masslab, Lda. + Karres en Brands, “preconiza uma solução caracterizada por articulação com a envolvente espacial e implementação da acessibilidade universal e promove a integração e articulação dos sistemas que compõem o Espaço Público”. Revela, ainda, “uma análise e caracterização do espaço consistente e inclusiva do ponto de vista conceptual procurando abranger os valores de cada uma das comunidades que habita o lugar”.
O trabalho de Sara Maduro, Unipessoal, Lda. + Giani Cinquegrana, classificado em 4º lugar, apresenta “uma estrutura funcional bastante clara e coerente, valorizando a continuação visual da Avenida Almirante Reis, a presença do traçado da muralha Fernandina, e a identificação da área permeável fazem esta proposta assinalável. Ao nível conceptual o trabalho assenta numa premissa interessante ao considerar a água e a topografia como elementos de desenho fundamentais ao desenvolvimento do projeto”.
O trabalho apresentado por Atelier Verónica Mota e Diamantino Oliveira, Arquitectura Paisagista, Lda., classificado em 5.º lugar, “materializa a criação de uma praça ajardinada que se assume como uma «sala de estar» motivadora de vivência intercultural quotidiana”.
Concorrente: Filipa Cardoso de Meneses & Catarina Assis Pacheco - Arquitetura Paisagista, Lda.
Coordenação: Filipa Cardoso de Meneses e Catarina Assis Pacheco
Projeto Geral Espaços Exteriores: Catarina Assis Pacheco e Filipa Cardoso de Meneses
Arquitetura: João Favila Menezes
2º classificado
Concorrente: Gil Menezes Cardoso Unipessoal, Lda. + Charles Cossement Architecte, SRL + NIEL – ARQUITECTURA, Lda. + Basílio & Barros, Lda.
Coordenação: Silvia Susana Basílio do Rosário
Espaços Exteriores: Silvia Susana Basílio do Rosário
Arquitetura: Gil Correia Nunes de Menezes Cardoso, Charles Cossement e Adriano Leite de Noronha Alves Niel
3º classificado
Concorrente: Oh!land Studio, Lda. + Masslab, Lda. + Karres en Brands
Coordenação: Vitor Esteves
Espaços Exteriores: Vitor Esteves
Arquitetura: Diogo de Sousa Rocha
Arquitetura Paisagista: Darius Reznek
4º classificado
Concorrente: Sara Maduro, Unipessoal, Lda. + Giani Cinquegrana
Coordenação: Sara Maduro
Espaços Exteriores: Sara Maduro
Arquitetura: Giani Cinquegrana
Arquitetura Paisagista: Frederico Vital Soares
5º classificado
Concorrente: Atelier Verónica Mota e Diamantino Oliveira, Arquitectura Paisagista, Lda.
Coordenação: Diamantino Rodrigues de Oliveira
Espaços Exteriores: Diamantino Rodrigues de Oliveira e Verónica Mota Almeida
Arquitetura: Gonçalo Castel-Branco Próspero