registo

o registo na plataforma de encomenda é exclusivo para arquitectos inscritos na ordem dos arquitectos ou outra associação congénere.

Mercado Municipal de Vila Franca do Campo

concurso

Mercado Municipal de Vila Franca do Campo

concluído 2021-03-09
promotor Câmara Municipal de Vila Franca do Campo
localização Vila Franca do Campo, Açores
programa Equipamento e espaço público
área 1,263m²

descrição

O júri considerou que, das 22 propostas apresentadas, a vencedora da autoria do atelier do Beco da Bela Vista - Arquitetura Paisagista, Lda, destaca-se por ter revelado “uma capacidade em compreender o «intemporal» como mais-valia, numa linguagem que reporta a uma arquitetura do estilo «do ferro e do vidro», com grande impacto no séc. XIX, início do séc. XX, e em grandes estruturas como mercados, estações, feiras, etc, tendo assim encontrado na génese deste estilo arquitetónico os princípios que sempre foram essenciais para os edifícios com o uso pretendido, tais como a elegância dos elementos estruturais, a forte capacidade em receber luz natural, boa cobertura dos espaços sem necessidade de utilizar demasiados elementos de suporte, entre outros.”
 
No relatório final de Júri lê-se, ainda, que se trata de uma “solução bem detalhada e elaborada, que transmite confiança para as próximas fases e obra, com o uso de materiais já testados em situações semelhantes, e perfeitamente exequíveis.”
 
 
O segundo prémio, atribuído à proposta dos MESA atelier evidencia-se pela “forte capacidade de nos remeter para uma linguagem arquitetónica e histórica perfeitamente reconhecível nos Açores, cujos tons e elegância das proporções estão bem conseguidos”.
 
 
A proposta da autoria do Arq.º João Castelo Branco, que ficou em terceiro lugar, apresenta “uma linguagem cuidada, cujo uso de materiais reconhecíveis na região permite uma identificação clara com a cultura local. O uso de diferentes níveis de cobertura e transparência são fatores interessantes na atmosfera criada no mercado, bem como na zona de feira.”
 
 
1º classificado
Concorrente:  Atelier do Beco da Bela Vista - Arquitetura Paisagista, Lda.
Coordenação: Arq.º Francisco Guedes de Carvalho
 
 
 
 
2º classificado
Concorrente: MESA atelier
Coordenação: Arq.º Paulo Alexandre Dias da Conceição
 
 
 
 
3º classificado
Concorrente: hori-zonte
Coordenação: Arq.º João Castelo Branco
 
 

documentação