concurso
Concurso "Castelo de Abrantes"
descrição
Foram apresentadas 12 propostas ao Concurso Castelo de Abrantes. O concurso foi promovido pelo Município de Abrantes em parceria com a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS) tendo como objectivo a requalificação e valorização do Castelo de Abrantes através da criação de programas para fins lúdicos, culturais e turísticos.
A proposta coordenada pela arquitecta Laura Bacete Cebrián, membro do Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid, foi a primeira classificada no concurso internacional de ideias “Castelo de Abrantes”. De acordo com a arquitecta, a proposta persegue três objectivos: relançar o conjunto arquitectónico, melhorar a relação entre o Castelo e a cidade, e melhorar as conexões internas entre as diferentes partes do conjunto histórico. Quanto às intervenções arquitectónicas podem ser classificadas dentro de dois grupos, o primeiro inclui as intervenções de conexão das diferentes partes do conjunto e o segundo inclui todas intervenções concebidas para potenciar os espaços existentes.
O 2.º prémio foi obtido pelos KWY Arquitectura com a colaboração de Baldios Arquitectos Paisagistas, com uma proposta que concebe o parque como estrutura flexível que reclama um lugar ao quotidiano, projectando o espaço do Castelo em múltiplas dimensões, através da revelação da sua cultura material:
A Praça, onde se descodificam os acessos às Portas de Armas e da Traição, através da Torre de Escadas e Passadiço, o Recinto e a Mata do Castelo onde se exploram contaminações entre cultura e paisagem e a sedimentação dos seus Jardins, reconfigurando percursos, equipamentos, bosques e clareiras.
O trabalho coordenado por Girão Lima Arquitectos + Arq. Miguel Cruz de Carvalho obteve o 3.º prémio, com uma proposta que acrescenta uma nova camada numa lógica de continuum, respondendo às necessidades actuais e futuras do conjunto, reforçando a relação entre o Castelo e o Centro Histórico de Abrantes. A envolvente do Castelo é reinterpretada numa linguagem projectual contemporânea como um espaço uno, que articula os diversos usos e circulações, tornando a sua vivência mais diversificada e estimulante.
A cerimónia de entrega de prémios e exposição dos trabalhos realizar-se-á no dia 30 de Janeiro às 18h na Igreja de Santa Maria do Castelo (Abrantes).
The competition launched by the city of Abrantes, in partnership with the Association of Architects (OASRS) received 12 proposals for the requalification of the Abrantes Castle and enhancement of its character of heritage city, through the creation of entertainment, cultural and tourist programs.
As regards the architectural interventions, they can be classified in two groups. The first comprehends those interventions that connect the different parts of the site. The second includes all the interventions designed to set up the existent spaces.
A Square where the accesses to Porta das Armas and Traição are decoded by the Stairs Tower and the Footbrige, the perimeter and the Wood of the Castle where contaminations between culture and landscape are explored and the consolidation of its Gardens, which accommodate paths, equipments, woods and clearings.