news • 2016-07-22
CANRAN Arquitectura vence concurso de ideias para as novas esplanadas da baixa pombalina
O concurso por convite foi lançado pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior em parceria com o MUDE.
A responsável do Museu do Design e da Moda, Dra. Bárbara Coutinho presidiu ao júri.
Conforme foi reconhecido pelo júri todas as equipas demonstraram uma atenção particular "com a valorização e harmonia do território, a salvaguarda patrimonial do centro histórico e a qualificação geral do mobiliário urbano, quer em termos estéticos como materiais, (evidenciando um) cuidado em propor um modelo que consagrasse uma unidade estética a todo o território delimitado, permitindo no entanto uma certa diversidade, visível na paleta de cores e nas diferentes cadeiras e mesas".
A proposta vencedora foi apresentada pelo designer Pedro Sottomayor em parceria com a CANRAN Arquitectura e com a White Studios. Trata-se de uma proposta completa e integrada, com elevada qualidade no detalhe em todos os diferentes equipamentos propostos. Salienta-se a sofisticação da proposta, visível na paleta de cores por áreas, na tipografia proposta e na variedade dos modelos de cadeira, com diferentes valores de produção, e no desenho de dois novos equipamentos – cadeira Manel e cadeira Maria. Lança vários desafios em termos de zonamentos e pavimentação.
Um dos aspectos estruturantes do projecto é a aposta nas esplanadas junto às fachadas dos edifícios, deixando libertos os eixos centrais das vias (pedonais) para a circulação dos peões. É o caso da Rua Augusta, para onde o projecto prevê a deslocação das esplanadas - actualmente a ocupar o centro da via - para as laterais. Mas esta é uma proposta que não vai fazer vencimento. "O plano da Baixa pombalina prevê esplanadas no eixo central", disse ao DN Miguel Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, sublinhando que esta é uma proposta "que vai ter de ser adequada" à realidade no terreno.
O autarca sublinhou que os autores do projecto vencedor vão assinar um contrato com a Junta, para assessorar a implementação do projecto no terreno