Dentro de um conjunto de variados objectivos estratégicos das políticas nacionais e europeias para o crescimento económico, intrinsecamente relacionado com o modelo de desenvolvimento das cidades e a prática de reabilitação de todo o património construído, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP, decorreu mais uma edição do Prémio IHRU.
Considerando prioritário este crescimento económico em parâmetros multissectoriais e que nele congrega a reabilitação urbana de forma integrada e sustentada, de natureza pública ou privada, desde o instrumento de gestão da macroestrutura das cidades à adequação e valorização do património construído, o IHRU,I.P., premeia as acções de reabilitação urbana exemplares e distingue os resultados reveladores do domínio técnico que conduz ao exercício de boas práticas, dentro de quatro variantes:
- Reabilitação de edifício
- Reabilitação de conjunto urbano
- Reabilitação ou requalificação de espaço público
- Área de reabilitação urbana (ARU)
Apresentaram-se a este concurso 30 candidaturas, tendo sido atribuído um prémio e quatro menções honrosas.
Reabilitação do Conjunto Urbano - Prémio
- Casas de Campo na Aldeia de Trebilhadouro, Vale de Cambra - Arq. André Eduardo Tavares
Reabilitação de Edifício - Menções honrosas
- Restauro e Recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos, Porto- Arq.º João Carlos dos Santos
- Conservação e Restauro das Sete Fontes - Sistema de Abastecimento de Água à Cidade de Braga do século XVIII, Braga - Dr. Pedro Lopes e Arq. Miguel Castro
- Torre de Palma Wine Hotel, Monforte - Arq. João Mendes Ribeiro
Reabilitação ou Requalificação de Espaço Público - Menção honrosa
-Requalificação do Território de Alburrica - Passadiço dos Moinhos de Alburrica, Barreiro - Arq.º Hélder Simões
A cerimónia de entrega das distinções teve lugar no dia 18 de Dezembro, na Casa da Prelada, no Porto, e contou com a presença do Senhor Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, Prof. José Mendes.
mais informação aqui