registration

the registration in “plataforma de encomenda” is reserved to architects members of The Association of Architects (Portugal) or other similar foreign architecture professional associations.

award • 2021-06-16 Prémio de Arquitectura da Madeira e Porto Santo – 1ª edição
Imagem 0 - Prémio de Arquitectura da Madeira e Porto Santo – 1ª edição
NOVA DATA: Candidaturas até 30 de junho de 2021
 
A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos instituiu o "Prémio de Arquitectura da Madeira e Porto Santo", de periodicidade anual, que tem como objectivo distinguir e valorizar o que de melhor se produz na Região Autónoma da Madeira, quer na construção de obra nova, quer na intervenção em edifícios existentes, como sejam obras de remodelação e ampliação.
 
O Prémio vai alternar, em cada ano, duas categorias: Obra Nova, nos anos ímpares, e Obra de Requalificação, nos anos pares. Inicia-se em 2021, ou seja, com a categoria de Obra Nova.
 
O Prémio visa distinguir as obras que contribuam para a criação e salvaguarda de um património arquitectónico e paisagístico de qualidade e, consequentemente, também para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. E premiar obras que sejam exemplos de qualidade arquitectónica, de uma boa integração na sua envolvente e na paisagem, de respeito pelos valores identitários, e de sustentabilidade da construção, de eficiência energética e de valores ambientais.
 
Na sequência da instituição do Prémio, a Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos assinou um protocolo de cooperação com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, que prevê condições de cooperação entre as duas instituições para implementar o galardão.
  
Periocidade e categorias
Anos ímpares: Obra nova
Anos pares: Obra de requalificação
  
Prémio
€ 2.500,00 atribuído ao autor/es do projeto de arquitectura
  
Elegibilidade
- Podem ser candidatas todas as obras, públicas ou privadas, construídas nas ilhas da Madeira ou Porto Santo, cujo “Auto de Recepção Provisórias da Obra” foi validado até ao final do quadriénio anterior ao ano da atribuição do prémio
- Podem candidatar-se obras cujos Arquitectos, nacionais ou estrangeiros, estejam, inscritos, ou estiveram no ano em que a obra foi entregue ao Dono de Obra, nas respectivas organizações profissionais
  
Critérios de avaliação
Obra Nova
a)Qualidade estética e coerência global da obra
b)Qualidade funcional
c)Integração e articulação da proposta com a envolvente
d)Qualidade construtiva e sustentabilidade
 
Obra de requalificação
a)Qualidade estética e coerência global da obra
b)Qualidade funcional
c)Integração e articulação da proposta com a envolvente
d)Qualidade construtiva e sustentabilidade
e)Relação entre pré-existências e a remodelação ou/e ampliação
 
Júri
- Um arquitecto representante do Governo Regional da Madeira
- Um arquitecto representante da Ordem dos Arquitectos
- Um arquitecto representante da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira
- Um arquitecto a escolher pelos três membros do Júri
  
Calendário
Data limite de entrega das candidaturas: 30 de junho de 2021 (23h59)
Divulgação dos resultados: julho de 2021
Cerimónia de entrega do prémio: outubro de 2021 (dia mundial da arquitectura)

 
Regulamento AQUI
 
Protocolo AQUI