registration

the registration in “plataforma de encomenda” is reserved to architects members of The Association of Architects (Portugal) or other similar foreign architecture professional associations.

award • 2026-02-10 Prémio Regional de Arquitetura de Lisboa e Vale do Tejo Ruy d’Athouguia 2026
Imagem 0 - Prémio Regional de Arquitetura de Lisboa e Vale do Tejo Ruy d’Athouguia 2026

Candidaturas até 26 de março de 2026
 
A Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos lança o “Prémio Regional de Arquitetura de Lisboa e Vale do Tejo – Prémio Ruy d’Athouguia”.
 
O prémio que homenageia o arquiteto Ruy Jervis d’Athouguia destina-se a galardoar obras de reconhecida qualidade arquitetónica na área geográfica da SRLVT, dar a conhecer as melhores práticas no exercício de arquitetura em obras de construção, conservação e reabilitação do edificado e valorizar o trabalho dos arquitetos da Região.
 
De periodicidade bienal, pretende igualmente premiar as obras que contribuem para a criação e salvaguarda do património arquitetónico e paisagístico e melhorar a literacia e o interesse da sociedade civil pela arquitetura.
 
Categorias
Edificação Nova – obra privada ou pública
Reabilitação – obra privada ou pública, de reabilitação, conservação, alteração e ampliação
Salvaguarda do Património – intervenção que contribua de forma exemplar para a proteção, valorização, preservação ou reconversão sustentável do património arquitetónico, cultural ou paisagístico, garantindo a sua transmissão qualificada às gerações futuras.
 
Elegibilidade
- Obras localizadas na Região de Lisboa e Vale do Tejo, cuja operação tenha respeitado as normas de construção e regulamentos urbanísticos legalmente aplicáveis à data da sua construção e os procedimentos de controlo prévio que eventualmente lhe sejam aplicáveis;
- Obras da autoria de arquitetos habilitados para o exercício da profissão em Portugal com inscrição ativa como membros efetivos e em pleno direito na Ordem dos Arquitectos, sob pena da candidatura ser excluída;
- Obras concluídas, que preencham as condições legais de utilização, total ou parcial, durante os (5) cinco anos civis anteriores à 1ª edição do Prémio.
- Na área da Salvaguarda do Património, as intervenções referentes a bens imóveis de valor cultural que demonstrem o cumprimento das normas legais aplicáveis, incluindo os pareceres vinculativos da administração do património cultural competente quando se trate de imóveis classificados/em vias de classificação ou localizados nas respetivas zonas gerais ou especiais de proteção
 
Prémios
A candidatura classificada em 1.º lugar será distinguida com os seguintes prémios:
- Diplomas atribuídos ao autor do projeto de arquitetura, ao dono de obra (ou proprietário atual) e ao empreiteiro geral da obra
-  Uma placa identificativa do prémio a colocar no exterior do edifício premiado
- Prémio monetário no valor de 5000 euros atribuído ao autor do projeto cuja candidatura seja classificada em 1.º lugar em cada uma das categorias
-  O Prémio Ruy d’Athouguia, constituído por um troféu enquanto peça de arte criada para o efeito
 
O Júri poderá ainda decidir pela atribuição de Menções Honrosas a obras que apresentem mérito e singularidade arquitetónica, de natureza não monetária, com a atribuição de um diploma ao autor do projeto de arquitetura, ao dono de obra (ou proprietário atual) e ao empreiteiro geral da obra.
 
 
Critérios de avaliação
Qualidade da solução arquitetónica (formal e funcional)
Originalidade e inovação
Adequabilidade das soluções técnicas e construtivas
Sustentabilidade e eficiência-energética
 
Júri
Um representante da OA-SRLVT
Um arquiteto convidado pela OA-SRLVT
Um arquiteto indicado por uma instituição pública a convidar para o efeito
 
Esclarecimentos
Todos os pedidos de esclarecimento sobre o Prémio deverão ser remetidos para o correio eletrónico da OA‑SRLVT: lvt.premios@ordemdosarquitectos.org, até ao 15.º dia contado a partir da data do lançamento do Prémio.
 
 
Mais informação AQUI